segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entrevista com Pedagogo Empresarial

 1-Sabemos que o pedagogo, apesar de sua importância, não tem o reconhecimento que deveria. E o pedagogo empresarial é reconhecido como um profissional de sua importância dentro da empresa?
          Infelizmente ser pedagogo nos tempos de hoje não é tarefa fácil. Na verdade chega a ser desestimulante e isso é uma pena, pois somos nós os responsáveis pelo futuro do país. Dentro da área empresarial da o reconhecimento é grande minha função é respeitada as pessoas reconhecem minha importância já que lido diretamente com o coração da empresa “os funcionários”.
2-Que conselhos você daria para alguém que esteja concluindo o curso de pedagogia e tenha decidido ser um pedagogo empresarial?
-Primeiro daria os parabéns pela escolha do curso, pois ser pedagogo é querer ser instrumento de mudança, aconselharia a não se prender a medos, arriscar, tentar. Procurar investir em sua formação, pois a área empresarial é uma área promissora ,mas para aqueles que estão preparados.
3-Quais as principais dificuldades que o pedagogo pode encontrar no mundo coorporativo?                                                                              
-Geralmente quando as pessoas decidem por fazer pedagogia tem o desejo, a vontade de trabalhar com criança, esse também era e é o meu desejo. O desafio que encontrei foi lidar com a falta das crianças e o fluxo de competitividade. Na educação você visa o conhecimento em uma empresa você visa lucro.
4-Será que o pedagogo por ter uma visão totalmente voltada para a educação não corre o risco de entrar em conflito pelo fato de entrar em um mundo totalmente competitivo?
-Sim, pois muitos optam por fazer pedagogia “por gostar de criança” e ao sair da área de educação entra em conflito se sente incapaz. É difícil, mas consegue superar afinal ser um pedagogo empresarial e apenas mais uma área de atuação.
5-A satisfação pessoal está ligada a fazer o que se gosta você se sente realizado desempenhando o papel de pedagogo fora do espaço escolar?
-Sim, e sinto que a cada dia adquiro novas experiências, mas tenho saudades da sala de aula.
6-Baseado na sua experiência você acha que o mercado está preparado para receber este profissional?
-Sim, talvez algumas empresas não saibam como explorar o conhecimento que trazem esses profissionais, mas a adaptação maior estar em nós pedagogos por ser uma área de atuação nova.
7-A entrada do pedagogo no mundo empresarial contribuiu ou não para valorizar esse profissional? Quais foram essas vantagens?
-Com certeza. O leque de oportunidades que a pedagogia nos oferece hoje é amplo, podemos trabalhar em hospitais, empresa e tudo isso só vem a valorizar ainda mais nossa profissão. As principais vantagens são a valorização profissional e a satisfação pessoal.
8-Qual a sua visão sobre o futuro do pedagogo nas empresas?Será que ele veio para ficar?Está atendendo as expectativas das empresas?
Acredito e torço para que as empresas continuem dando oportunidades para nós pedagogos. Com certeza o pedagogo empresarial chegou para ficar. Sim se fosse ao contrário as empresas não estavam dando oportunidades a esses profissionais.

Entrevista Realizada pelo Grupo de Alunos do Curso de Pedagogia do  6º Semestre da Sala I-103 da Unisantana: Joelma, Luciana, Salesio, Alexsandro, Erinaldo e Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário